New Posts...

Sunday, July 21, 2013

Review do Dimitris da Metal Soundscapes Web Zine para o álbum "Ars Longa, Vita Brevis..." (8 / 10) - (Versão Portuguesa)

"Antiquus Scriptum é uma banda Portuguesa bastante antiga, que eu só descobri recentemente. Eles são o projeto pessoal de Sacerdos Magus, que os formou em 1998, após sua saída dos Firstborn Evil. Desde 1999 e da primeira demo "Al-Mahadan MCMXCIX", muitas obras de Antiquus Scriptum foram editadas e relançadas por muitas editoras diferentes, incluindo três álbuns completos e várias compilações. Na verdade, algumas dessas obras foram lançadas sem a autorização de Sacerdos Magus! No dia 25 de maio de 2013, foi lançado o seu quarto álbum "Ars Longa, Vita Brevis..." pela editora alemã Pesttanz Klangschmiede e este foi o meu primeiro contato com esta banda incomum.

"Ars Longa, Vita Brevis..." consiste de duas partes: "Capítulo I - A Arte e Longa", que inclui as nove canções básicas do álbum e "Capítulo II - A Vida é Breve", com 5 músicas (3 covers, um Outro e uma faixa escondida). Antiquus Scriptum tem um som muito diferente e pessoal. Sacerdos Magus combina epic blackened metal com o thrash metal de uma forma muito única e original. Ele não anda simplesmente aos saltos de um estilo para o outro, mas a sua música é profundamente influenciada por ambas as vertentes do Metal, criando praticamente num novo gênero! Épicos riffs de guitarra thrash, sintetizadores orquestrais e uma mistura incomum de vocais limpos e brutais, entre o black metal e thrash, são as "armas" básicas do arsenal de Antiquus Scriptum. Os teclados têm, por vezes, uma abordagem semelhante a uma trilha sonora sinfônica e outras vezes dão mais espaço para as guitarras rítmicas thrash. O álbum tem uma atmosfera medieval obscura, movendo-se em ritmos rápidos, com alguns tempos médios e partes mais lentas também. Alguns elementos folk podem também podem ser encontrados, especialmente nas músicas instrumentais. A maioria das letras são em Inglês, mas há também algumas canções em Português. O temática do álbum varia, desde relações com as religiões e superstições, teorias cósmicas, mitos antigos e de história, e até mesmo temas existenciais. Você pode encontrá-los todos no booklet do CD.

Antiquus Scriptum ganhou o meu respeito pela sua originalidade. Ter um som característico tão pessoal neste gênero, não é nada fácil. A minha única "reclamação" são as covers, que são de algum modo irrelevantes com a atmosfera do resto do álbum. No entanto o "Ars Longa, Vita Brevis..." é um álbum muito longo, com uma duração total de mais de 78 minutos, enquanto o álbum "básico" tem a duração de quase 65 minutos, o que não me faz reclamar. Ele foi lançado pela Pesttanz Klangschmiede, que também anunciou o relançamento de todos os trabalhos anteriores da banda em um futuro próximo. "Ars Longa, Vita Brevis..." vem numa edição jewel case padrão limitada a 1000 cópias e numa versão digipack limitada a 100 cópias. Ambas as edições incluem um booklet de seis páginas, com a arte da capa profundamente influenciada por Hieronymus Bosch, pois algumas obras originais deste grande pintor são utilizadas nas páginas internas do CD. Podem visitar a página do Facebook oficial da banda para as amostras de som e mais informações. (8 / 10)

Dimiarch"

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.