New Posts...

Tuesday, September 23, 2014

Review do site Belga Concrete Web para o álbum "Abi In Malam Pestem" + "In Pulverem Reverteris" - 85 / 100!! (Versão Portuguesa)

Saudações dos Abismos do Mal! Como vos tinha prometido aqui fica a versão Portuguesa da review ao álbum de Antiquus Scriptum, "Abi In Malam Pestem", que como alguns de vós sabeis que trás a primeira demo de estúdio "In Pulverem Reverteris" como bónus. Agradeço ao Ivan Tibos do site Belga de Metal, Concrete Web, estas excelentes reviews todo o apoio dado ao meu projeto  Espero que gostem, bem haja a todos! 
Humildemente: Sacerdos Magus \m/ O \m/  

"Depois de deixar os Firstborn Evil, no final do século passado, Jorge 'Sacerdos Magus' Magalhães formou os Antiquus Scriptum. Ele tinha algumas ideias já há algum tempo que não se encaixam completamente no estilo dos Firstborn Evil, então tomou a decisão de sair em 1998 e iniciar o seu próprio projeto (a solo). Após a gravação de algumas demos, ele assinou contrato com a Ophiucus Records para lançar o álbum de estreia dos Antiquus Scriptum 'Abi In Malam Pestem' em 2002 e em 2008, a mesma editora lançou o 2º longa duração do projeto, 'Immortalis Factus'. Ambos já foram re-lançados através da editora atual que os Antiquus Scriptum estão assinados, a Pesttanz Klangschmiede (* ambos foram relançados várias vezes ao longo dos últimos anos, tanto oficialmente e como em bootleg). As reviews ao 'Immortalis Factus' e ao álbum de 2013 'Ars Longa, Vita Brevis...', o 4º longa duração sob o estandarte de Antiquus Scriptum (há um outro longa duração de 2010, 'Conclamatum Est', lançado sob o selo da Talheim), foram postados no vosso adorado site Concreteweb a 20 de Julho e 13 de Julho de 2014, respectivamente, para vossa informação. 

'Abi In Malam Pestem', que foi o álbum de estreia, foi gravado nos Estúdios Mosh Pit por Paulo 'Nyx Sludgedweller' Vieira, um músico do Vieira-clan (junto com Gustavo e Ricardo Vieira, Paulo tem trabalhado intensamente no projeto de Jorge, Antiquus Scriptum, desde os primeiros anos, tanto como produtor / misturador e músico de sessão). O álbum tem quase 40 minutos (esta reedição dura mais tempo, pois contém a demo 'In Pulverem Reverteris' de 2000 como bônus). Inicia-se com 'Principium: Cosmogony (The Creation)', uma introdução sinistra e terrífica com uma abordagem orquestral-lírica. Excelente! Depois segue-se a mais sombria e maligna majestosidade, com base no rápido e agressivo Black Metal numa supressiva, forma bombástica. O que me prende a atenção desde o início é a simbiose entre ritmos velozes e furiosos e o cuidado pela melodia. O global é deveras impressionante e muito, muito pesado, esmagador e poderoso, mas com uma enorme dose de variação na execução. Um bom exemplo disso é a duração das faixas; alguns temas duram poucos minutos, enquanto outros quase, ou mais de dez minutos. Algumas peças são ásperas, ultra-rápidas, ultra-agressivas e velozes, outras acústicas, integras e introspectivas, algumas com bastante orientação Folk / Pagan (há muitas influências da história Celtibérica aqui), certas inspirações dos 90's e outros intemporais, e assim por aí fora. Alguns poderão achar esta diversidade perturbadora e / ou incoerente (e talvez seja), e é por isso que eu devo avisar-vos, vocês deverão ouvir profundamente este material várias vezes antes de tirar uma conclusão. Eu por mim, no entanto, aprecio pessoalmente o esforço deste projeto, devido às ideias fantásticas por trás dele. Este álbum, com certeza foi um excelente início de Antiquus Scriptum, prometendo material mais trabalhado no futuro (e confiram as outras reviews recentemente publicadas e vocês vão perceber que na verdade ele o fez).

Este relançamento contém, como mencionado acima, a demo de 2000 'In Pulverem Reverteris' como bônus. Esta foi inicialmente lançada via Eye Of Horus Creations, hoje extinta e, inicialmente, gerida pelo próprio Sacerdos Magus. A Eye Of Horus Creations lançou ambas as demos do projeto (Antiquus Scriptum tinha duas demos em 1999), bem como as demo tapes da banda de Grind / Death, The Invertebrate, que Jorge também fazia parte. Esta demo é, evidentemente, principalmente comparável com o primeiro álbum dos Antiquus Scriptum. Este material também combina diferentes ângulos do espectro musical obscuro. O foco está no feroz e intenso Black Metal com tanto de melodia e agressividade como palavras-chave. O todo é intercalado com elementos sinfónicos e orquestrais e peças clássicas, épicas e de orientação Pagan / Folk (a Península Ibérica foi outrora habitada por tribos celtas, que é a principal fonte de inspiração para este projeto). A principal diferença com o que está para vir pode ser a energia extrema. 'Abi In Malam Pestem' e 'Immortalis Factus' são extremamente pesados e intensos, como está escrito, mas esta demo tritura e esmaga tudo com uma atitude implacável! A faixa-título, podem ouvi-la, diz tudo... 

No caso de vocês estarem a perder esta demo, ou o álbum de estreia, ou ambos, então esta não é uma opção... Isto é obrigatório!" 

Ivan Tibos (85 / 100). 

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.