New Posts...

Thursday, August 28, 2014

Review do site ConcreteWeb para o "Immortalis Factus" - 78 / 100!! (Versão Portuguesa)

Saudações, Senhores do Caos! Como prometido aqui fica a versão Portuguesa da recente review que o site Belga, ConcreteWeb, fez ao álbum de Antiquus Scriptum, "Immortalis Factus", e que podem ler a original no link que está no final da mesma. Tirando a parte da "visão amadora de toleima histórica", não está mau, pelo menos não tenta denegrir a imagem do projeto e sinto distinção nas palavras do Sr.(?) Ivan Tibos, o que é muy bueno!! Espero que gostem, grande abraço  Humildemente: Sacerdos Magus 

"Os Antiquus Scriptum foram formados no final do século passado por Jorge "Sacerdos Magus" Magalhães, depois de ele deixar os Firstborn Evil. Ele tinha algumas ideias já há algum tempo que não se encaixam completamente no estilo dos Firstborn Evil, então tomou a decisão de sair em 1998 e iniciar o seu próprio projeto (a solo). Após a gravação de algumas demos, ele assinou contrato com a Ophiucus Records para lançar o álbum de estreia dos Antiquus Scriptum, "Abi In Malam Pestem" em 2002 e em 2008, a mesma editora lançou o segundo longa duração, "Immortalis Factus". Ambos os álbuns foram agora re-lançados através da editora atual que os Antiquus Scriptum estão vinculados, a Pesttanz Klangschmiede. A review ao "Abi In Malam Pestem", para vossa informação, vai estar disponível muito em breve no vosso adorado site do Concreteweb, e a review ao mais recente álbum do projeto, "Ars Longa, Vita Brevis...", de 2013, foi postado em 13 de Julho de 2014. 

Sacerdos Magus, mais uma vez trabalhou com vários músicos convidados / de sessão, incluindo vários que colaboraram no álbum de estreia (como os irmãos Vieira, ou a vocalista Cláudia "Vampiria" Ferreira da banda de Doom WinterMoon). Numa primeira abordagem, o álbum continua na veia do debut, é como uma dramática, trágica viagem através das esferas do obscuro, emoções desoladas, mas ao mesmo tempo, auditivamente, com um espírito de profunda coragem, linhagem épica e uma convicta luxúria de guerra. O exemplo disso, é o tema de abertura, "Procemium / A Viking Belief", que diz tudo. É a faixa mais longa com os seus + de 16 minutos de duração, mas faz sobressair em resumo todo o conceito: Espírito pagão, orquestral e melódico, com talvez um pouco de Gothic Symphonic Black Metal, mas tudo muito cativante. Mantém a média entre os extremos de velocidade (de muito lento para explodir rápido), melodia (de esférica a violenta) e ambiências (vitoriosamente épicas e intensas e tudo mais), mas tudo realmente soa como uma versão profissionalizada do álbum de estreia (podemos também comparar ao terceiro álbum, de que falei na review anterior, e que foi mais uma vez, mais um passo na evolução deste projecto). 

Como muitas hordas lusitanas (ou, em num sentido mais amplo, combos ibéricos), esta banda também encontra a sua inspiração dentro de temáticas Célticas / Viking, como uma "visão amadora" de toleima histórica (sem mais comentários, mas se vocês pudessem imaginar a minha cara neste momento, quero dizer, QI... Hahaha...), podem-se reconhecer os motivos porque estas temáticas grotescas e tribais estão retornando permanentemente, tanto liricamente quanto musicalmente. Com Antiquus Scriptum esta afirmação não é diferente também. Enfim, o que eu quero dizer é que a inspiração da banda é baseada nas origens da cena escandinava, bem como sobre as origens Portuguesa e Espanhola, e quando se trata das últimas, as influências ibéricas, acho que as muitas adições de folclórico / étnico, não podem ser ignoradas; e é o que o distingue este ato (entre muitos dos seus colegas da cena Norueguesa e Sueca). Bons também são os intermezzos de Ambient, Folk, Gótico ou estruturas baseadas em Symfo, que são um bom contra-balanço para as energéticas e rápidas peças de Metal."

(Ivan Tibos - 78 / 100) (Traduzido por King)

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.