New Posts...

Tuesday, October 15, 2013

Review da Metal Soundscapes para o álbum "Conclamatum Est" - 8 / 10 (Versão Portuguesa)


"Conclamatum Est" é o terceiro álbum de Antiquus Scriptum, o projeto pessoal de Sacerdos Magus que nos chega de Portugal. O trabalho foi gravado em 2010 e foi lançado no mesmo ano como uma bootleg por uma editora da Nova Zelândia, sem a permissão de Sacerdos Magus! Finalmente, em Julho de 2013 o álbum foi oficialmente lançado pela austríaca Talheim Records. Antiquus Scriptum existe desde 1998, mas houve várias pausas na atividade do projeto. Antes do "Conclamatum Est", a banda lançou dois longas durações, que serão ambos re-lançados em breve pela Pesttanz Klangschmiede, a editora alemã que lançou recentemente o seu novo álbum, "Ars Longa, Vita Brevis...".

Antiquus Scriptum é um projeto com um som muito característico, totalmente diferente de qualquer outra banda que eu alguma vez ouvi. O que também é incomum para mim é que eu ouvi e revi até agora os seus trabalhos em ordem cronológica inversa. De qualquer forma, "Conclamatum Est" é um álbum muito longo, com uma duração de quase 77 minutos e é dividido em duas partes, a parte principal e as versões, exatamente como seu novo álbum. O capítulo principal é intitulado "Caput I - Tristitia, Absentia, Molestia" e contém 9 músicas, com uma duração total de 59 minutos, enquanto que três dos temas têm mais de 10 minutos cada. A segunda parte, intitulada "Caput II - Tributum", tem por volta de 18 minutos de duração e contém 7 covers (Venom, Celtic Frost, Slayer, Psycoma, The Invertebrate, Mordaça e Manowar). Eu prefiro ver a segunda parte do álbum como um "bônus" e gosto de ouvir principalmente a parte "original".

Mais uma vez Antiquus Scriptum oferece-nos uma mistura única de epic metal, black e thrash, combinado com vários outros gêneros. Comparado com o novo álbum, "Conclamatum Est" é mais melódico, sinfônico e com muitos mais elementos folclóricos, algo que torna o som mais variável e ainda mais interessante. A produção é boa, com uma abordagem underground, mas ao mesmo tempo, tudo se ouve perfeitamente claro. As vozes de Sacerdos Magos são uma das características básicas da banda, que as faz soar diferente de qualquer outro projeto. Elas movem-se de vozes gritadas para limpas, mas na maioria das vezes ele canta num meio intermédio, num registo único de estilo pessoal que se encaixa perfeitamente com sua música! As linhas de guitarra e coros soam muito épicas, enquanto as belas teclas adicionam uma atmosfera de batalha na música. Violas acústicas e instrumentos tradicionais tornam-se mais dominantes nas partes tranquilas dos temas e com a ajuda dos sintetizadores adicionam muitas vezes uma abordagem tipo banda sonora, à sua música. Já agora, 5 das faixas são instrumentais. As letras são em sua maioria escritas em inglês, mas ele também usa o português em algumas músicas e alguns versos latinos. Ele é influenciado pela história e raízes da Lusitânia, bem como pela história antiga, mitologia e temas pagãos.

Antiquus Scriptum é uma banda muito difícil de categorizar em qualquer gênero ou de descrever com referências a outras bandas. Então eu aconselho-vos a visitar suas páginas oficiais e ouvir a sua música, a fim de ter uma ideia completa da sua sonoridade. Para o meu gosto pessoal "Conclamatum Est" é melhor do que o seu novo trabalho e já estou ansioso para ouvir as suas obras mais antigas também. "Conclamatum Est" foi lançado pela Talheim Records em edição jewel case com livrete de oito páginas limitado a 500 cópias. A capa e a arte interna do CD são baseadas na idade média onde figuram pinturas representando a "Batalha de Aljubarrota", uma batalha travada entre o Reino de Portugal e a Coroa de Castela em 14 de agosto de 1385. 

(Dimiarch / Metal Soundscapes - 8 / 10)

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.